segunda-feira, 11 de maio de 2009

A LINGUAGEM DA RELAÇÃO

“Ide aos locais de silêncio de vossos corações;
entrai nas tranquilas e silenciosas câmaras
de vosso ser interior…
Nesse momento a intuição virá até vós.
Tereis imediatamente o Conhecimento;
conhecereis instantaneamente a Verdade.”
G. de Purucker


É urgente e necessário confiar no grande Sentido da Vida. É imperioso um estado de disponibilidade incondicional para aceitar todos os Seus grandes desafios.
Há que olhar o Social e o natural enquanto enormes e complexos sistemas, talvez até enquanto organismos vivos. Seremos tão só uma pequena célula daqueles magníficos organismos que são a Sociedade e a Natureza. Há que perguntar: qual a nossa função, qual o nosso papel nesse Todo? Este só vive em função das partes, estas só existem porque são esse Todo.
A inter-relação entre as partes é fundamental para que se exerçam correcta, aberta e dinamicamente as Vivências. Os estímulos estão lançados, as respostas que não se façam esperar, mas de forma harmoniosa e equilibrada.
Instrospectivamente reflictamos: Eu, pela parte que me diz respeito, tento compreender o Todo do qual faço parte. O ganho da relação acontece quando a percepção de que o Todo sou eu está consciente na minha praxis pessoal. E é o conjunto de todos esses eus que constróem esse Eu impessoal e globalizador que tudo e todos abarca e envolve.
O homem não é um ser isolado nem vive única e exclusivamente para sobreviver pela lei do mais forte, que rege o irracionalismo animal. É um ser livre, é um ser que tem consciência de que é Ser e que tem capacidade de compreensão do que o rodeia, e tem a liberdade de praticar acções de mudança em harmonia.
Em última análise o homem é um ser intrinsecamente religioso. E encare-se este conceito na perspectiva do que já foi dito, de que o homem tem capacidade de compreender e de efectuar a re-ligação das partes com o Todo. Re-ligar, eis a chave essencial para a compreensão do organismo homem e do organismo social – ambos vivos e susceptíveis de se reproduzirem e de evoluírem no tempo e no espaço das suas relações e interrelações na e com a Natureza.
O Homem vive para penetrar e conhecer os segredos telúricos, sagrados e universais encerrados no Templo da Natureza, transformando-O e erigindo-O e transformando-se. O animal adivinha tão só o limiar do Portal do Sages. O primeiro tem acesso ao Espírito Universal, o segundo fica prisioneiro da forma e, subjugado, não consegue a verticalidade nem a liberação da mão-gesto e da face-palavra, que o deveriam tornar num deus.
De tudo isto se evidencia que a importância da relação humana reside principalmente no Ser (Ser Consciente) e nunca no Estar. Este último implicando concepções de espaço e de tempo limitadores da Relação Total. As partes são formadas pela dimensão espaço-tempo enquanto que o Todo pertence à dimensão do Ser, da Consciência, do Logos), aquela dimensão que reside para além das palavras e dos efeitos. O Ser alcança-se através da Voz do Silêncio…

Analisemos então a palavra e a linguagem e a sua importância na Relação e na Comunicação Humanas, através deste pequeno excerto de Rohit Mehta, retirado do seu inspirador livro “Procura o Caminho”:

“(…) Se nós escutássemos o silêncio uns dos outros, em vez de meramente escutar as palavras faladas, haveria maior compreensão e espírito de boa-vontade nas relações humanas. Justamente como numa melodia o que importa é o intervalo entre as palavras e acções que é da maior significação. É neste intervalo que se pode perceber a qualidade de um ser. Ouvir a melodia é, portanto, compreender a qualidade dos homens e das coisas. (…).”

O homem conseguiu um ganho cultural e espiritual na aquisição da linguagem. No entanto há que compreendê-la enquanto uma extensão (um meio) física e psicológica do ser humano e não enquanto um fim (uma causa). Há o perigo real de se confundir a extensão com a própria origem, com a própria fonte dessa extensão. Há o perigo, sempre presente, de se confundir o sujeito com o objecto, o Ser com a manifestação desse Ser.
Como disse Almada Negreiros:

“Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa – salvar a humanidade.”

E voltando uma vez mais à perspectiva holística, vemos que as leis naturais começam a pouco e pouco a ser vistas como partes de um universo holístico no qual a ordem subjacente se desenvolve numa ordem muito explícita, que as leis naturais exemplificam em detalhe. Entidades e objectos separados não poderão ser significativamente estudados quando isolados do resto do universo. Existe uma relação mística (total) entre o observador e o observado, mesmo em disciplinas tais como a física atómica. Existem muitos sistemas abertos interrelacionados com o mundo, incluindo diferentes unidades tais como o átomo, a célula biológica e o homem, que funcionam e evoluem, regulados pelo mesmo princípio auto-organizador no universo.
O homem espiritual e o homem holístico (o Místico-Religioso e o Cientista) preocupam-se respectivamente com a busca do auto-conhecimento e com a busca das causas últimas da manifestação da Vida. Em última análise, ambas as demandas, com eventuais metodologias distintas se preocupam com a qualidade das coisas, com a Vida enquanto sinónimo de Totalidade, e que, qualquer que seja o Caminho, qualquer que seja o início da pesquisa, a preocupação essencial e fundamental de ambos é caracterizada muito marcadamente por uma Ontologia das Origens, onde o Imaginário Real está presente, é, sempiternamente na base orgânica do entendimento do homem e da natureza em relação permanente com o Todo, isto é, com o Estado de Ser.


Rui Arimateia / "Textos Teosóficos V"
Évora / Ramo Boa-Vontade da Sociedade Teosófica de Portugal

1 comentário:

joao firmino disse...

Olá amigo:

A nossa amiga M. João disse-me que andavas a partilhar com o pessoal algumas coisas tuas num bloge e recomendou-me vivamente que viesse dar uma espreitadela.

E como eu sou duplamente, curioso e obediente, vim mesmo espreitar numa corrida de galope selvagem a tua casa virtual. E não é que fiquei mesmo agarrado às palavras, às cores, aos pensamentos e às tuas observaçoes?

Confesso que houve uma frase que me prendeu a atenção, embora a tenhas ido buscar a outro lugar:

“Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa – salvar a humanidade.”

Depois de ter ficado quase hipnotizado a ler a mensagem, desatei a rir, a gargalhar, a dançar, a cantar... porque me lembrei que quando todos nós nascemos, os que já cá estavam antes de nós, contavam com o nosso nascimento para construir a tal frase que ia salvar a dita humanidade... mas ao fim de uns tempos, todos nós nos apercebemos, que as nossas frases, quando começaram a ser escritas, só vieram mesmo destruir irreversivelmente o salvamento da humanidade.

E agora que todos fazemos parte dessa humanidade não "salvada", mas ligada a todas as frases já construídas, quando nascemos, ousaremos continuar a sonhar que os novos seres possam, um dia, escrever a frase que vai, por fim, salvar a humanidae?

Por mim, limto-me a entender que nada construo, porque tudo já está construído.

No entanto, há algo que não está ainda construído:

A RELAÇÃO COM O OUTRO.

E porque tenho a maior estima por ti (há muitos anos), digo-te que adorei o teu blog, as tuas palvras, as cores, as observações e a energia da caixa de ressonância da tua alma.

E essa é a frase que eu queria construir, depois de ver o teu blog.

Um grande abraço e obrigado por um dia teres estado do meu lado, em Évora, numa sala da biblioteca...

E mais não preciso de dizer,

João (da Gló)