domingo, 24 de maio de 2009

SOBRE A NOSSA BIBLIOTECA

A bibliotheca do sr. Visconde da Esperança, que vae ser legada á cidade de Évora, ficará sendo o mais precioso de todos os seus monumentos

E para fecharmos este ligeirissimo introito, uma referencia mais apenas. Fomos visitar a Bibliotheca do sr. Visconde da Esperança. Admiravel. São quarenta mil exemplares unicos no mundo. Lá figuram as primeiras edições do nosso Pedro Nunes, João de Barros, Vieira, Bernardes; os quatro rarissimos volumes de Vincentius: «Speculum Naturale», «Historiale», «Morale» e «Douctrinale», edição de 1473, e que é dado como exemplar unico por estar completo; mais de cem incunabulos, uma infinidade de codices e de illuminuras. É a maior e a mais rica livraria particular de Portugal e n’ella figuram exemplares que não existem nas principaes bibliothecas do mundo, incluindo as de Londres, Berlim e Paris. Da «Grammatica», de João de Barros, edição de 1540, de que ha noticia apenas da sua existencia na Bibliotheca do Gabinete Portuguez de Leitura do Rio de Janeiro, lá vimos um exemplar. Todos os nossos classicos se encontram fartamente representados e volumes existem alli que pertenceram aos nossos reis e rainhas. É um assombro de riqueza bibliographica esta Bibliotheca do sr. Visconde da Esperança. Pena seria se ella amanhã se desfizesse e as suas mais raras preciosidades nos fugissem para o estrangeiro mercê dos dollares e das libras da Inglaterra e da America, com as quaes o nosso escudo não podia entrar em disputa – que ha alli exemplar quem em leilão, iria a algumas centenas de contos se não attingisse o milhar. Mas é o proprio sr. Visconde quem amavelmente nos tranquillisa:
– A minha Bibliotheca ficará para a cidade de Evora. Ando preparando as minhas coisas para que a entrega official se faça em breve. Ainda se não fez porque, eu desejo assegurar-lhe a sua conservação com uma dadiva de 300 contos a fim de que tantas raridades que aqui estão sejam devidamente conservadas.
Registemos a declaração do sr. Visconde da Esperança. A sua offerta á cidade de Évora é d’um valor enorme e o seu gesto ficará, na gratidão da cidade e na gratidão do paiz, como um dos de mais alta valia. A Bibliotheca do sr. Visconde da Esperança, apezar de Evora ser uma cidade riquissima de monumentos do maior valor historico e architectonico, ficará sendo, no emtanto, o mais raro, o mais bello e o mais precioso de todos os seus monumentos.

JOÃO PAULO FREIRE (MÁRIO) – "Por Terras do Norte e do Sul", Casa Editora de A. Figueirinhas, L.DA, Porto, 1928.

Sem comentários: