terça-feira, 5 de maio de 2009

UMA TRADIÇÃO DESAPARECIDA - A FESTA DA ROSA

São muitas as tradições de caráter sagrado que permaneceram em Évora por longos e longos séculos. Desde as tradições ligadas com o megalitismo, com as manifestações mais arcaicas de religião, passando progressivamente, e muitas vezes em simultâneo, pelos Romanos, Árabes Judeus e Cristãos, olhamos estas formas hieráticas de intervir no e com o quotidiano, como formas inventadas e usadas pelos nossos ancestrais para sobreviverem... Os rituais por vezes escondem práticas religiosas de muitas centenas de anos de duração... Eis uma tradição de Évora no mínimo curiosa:

«No Domingo da Santíssima Trindade (26 do corrente mês de Maio) há-de celebrar-se na igreja do Paraíso, em Évora, a denominada Festa da Rosa.
É costume anual benzer ali, solenemente, as rosas, que são dedicadas e oferecidas a Maria Santíssima Mãe de Deus, debaixo do título do Rosário.
Os devotos aproveitam-se então das rosas assim benzidas, e as costumam depois guardar para vários usos medicinais. Devoção louvável, que tem por fundamento uma pia tradição.»

in «O Transtagano», N.º108, Elvas, Domingo, 12 de Maio de
1861

Sem comentários: