quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O CANTE AOS REIS EM S. MIGUEL DE MACHEDE (ÉVORA)

REIS CANTADOS ANTIGAMENTE EM S. MIGUEL DE MACHEDE
Pelo Sr. António Agostinho Murteira, Esposa e Filhos

I

Estão chegados os Três Reis
Vindos do Oriente
Vimos dar as Boas Festas
E alegria e alegria a toda a gente.

II

Ó Alto Deus Ó Deus Menino
Cantamos todos o nosso Hino
Ó Alto Deus Ó Deus Menino
Cantamos todos o nosso Hino.

III

Nós queremos cá pr’ó saco
Galinhas e capões
Carne de porco
Choriças e lacões
Boas mantas de toicinho
E também alguns tostões.

IV

A Senhora desta casa
Mesmo que esteja deitada
Venha-me dar uma esmola
Qu’eu estou c’os pés à geada
Venha-me dar uma esmola
Qu’eu estou c’os pés à geada.

[O do saco dizia]:

Traco-traco
Esmola pr’ó saco.

V

Obrigado minha senhora
Pela sua boa oferta
Pr’ó ano cá voltaremos
S’encontrarmos a porta aberta.

Sem comentários: